janeiro 02, 2014

Por um MMXIV deliciosamente bom.

Buenas, creio que muitos por aqui não sabem que eu sou vegetariana à cinco anos. Durante esse tempo eu posso dizer que ser vegetariana foi a decisão mais maravilhosa e sábia que tomei na minha vida, seja pela minha própria saúde (egocentrismo primeiro), fatores relacionados ao meio ambiente e o bem estar e saúde animal. Ao longo desses cinco anos eu já tentei por três vezes ser vegana e o resultado sempre terminou assim: num belo bolo recheado contendo ovos e derivados do leite e balas com muito corante caramelo.
Segundo meu ponto de vista, ser vegetariano tem se tornado cada vez mais fácil em todos os locais que morei (SP e RS) pelo fácil acesso aos produtos mas em contraste temos os altos gastos com esses produtos. Acredito que o acesso a tudo isso deve-se ao fato de que o número de vegetarianos cresceu nos últimos anos, se isso foi possível devemos agradecer a todos os aliados a essa "dieta" que vem lutando a muito tempo por isso.
Mas acho que isso tudo tem que ir muito além. Eu ficava feliz ao encontrar uma guloseima bem gordurosa de queijo pelas padarias, ou então feliz em ir em aniversários e ter opções que eu podia comer, mas sempre visando o meu eu, até que um dia encontrei uma vegana em um aniversário e o que ela comeu? Nada! Pois até a empada de palmito continha gordura animal na massa e o recheio tinha caldo de galinha.
Em um minuto com a mente dispersa pensei: por que nas outras tentativas de ser vegana eu falhei? Por que desisti do meu objetivo? Porque fui fraca e não aguentei a pressão da sociedade em cima de mim. Mas agora pensando percebi uma coisa: se os vegetarianos conquistaram tanto espaço nessa sociedade, os veganos também irão conquistar.
Hoje tomei mais uma decisão na minha vida, vocês devem estar pensando "Lá vai ela tentar ser vegana de novo, mais um frustração na vida" mas não é isso. Não estou visando o veganismo e uma vida sem nada de origem animal, eu sei que muitas coisas que visto, pelo menos algumas delas, contém alguma coisa de origem animal. Mas a partir de hoje na minha cozinha e na minha ALIMENTAÇÃO não entrará mais nada de origem animal, nada de leite e derivados, nada de ovos e corantes, porque eu tenho metas para 2014: tentar incentivar as pessoas a minha volta com uma alimentação saborosamente saudável e com zero de origem animal.
Então pra começar com a alimentação brilhando, a receita de hoje foi bolinho de arroz à la Thamis (ia fazer onigiri mas eu falhei). Não se enganem pelo prato "vazio", os bolinhos tinham um sabor maravilhoso e depois o prato foi complementado com grão de bico com tomates!

Nenhum comentário:

Postar um comentário